Expectativa é comercializar 25 mil pastéis e 4 mil litros de caldo de cana nos dois dias do evento
Curso foi realizado na cozinha da escola Industrial - Divulgação
A gastronomia agita o final de semana no distrito de Bueno de Andrada, com a realização do 3º Festival do Pastel & Caldo de Cana. Nos dias 10 e 11 de setembro, das 10 às 24 horas, o público poderá saborear diversos sabores de pastel, acompanhados por caldo de cana, além de prestigiar shows musicais.
Com entrada gratuita, o Festival realizado pela Prefeitura de Araraquara - por meio da Subprefeitura de Bueno de Andrada, e com idealização do publicitário Théo Bratfisch – conta com diversas parcerias estabelecidas, como: Centro Paula Souza, Sesc, Fundação Instituto de Terras - Itesp, Governo do Estado de São Paulo, além dos apoios das empresas A Pastelaria e Rei do Chopp.
As nutricionistas Paula Fernanda Fermino e Patrícia Meciano Berreto com o idealizador do evento Théo Bratfisch durante degustação - Divulgação
Na noite de segunda (5), no Centro Paula Souza, foi apresentado os novos sabores que irão fazer parte do Festival deste ano, como chocolate com pimenta, maçã com canela, maravilha de legumes (vegetariano), à moda de Bueno de Andrada (milho), linguiça com queijo e salsicha, que devem deliciar o público. Outros sabores, já tradicionais, também permanecem no cardápio: alho poro, espinafre, banana e avelã, e abacaxi com coco.
O “Pastelito de Bueno” - um pastel no palito desenvolvido com exclusividade para o evento – também é parte do cardápio do Festival, e estará disponível em uma barraca central.
De acordo com a organização, na Praça da Capela serão montadas barracas de alimentação variada, e um restaurante caipira para almoço, com serviço de porções. Entre as 26 barracas típicas, 18 são de pastel, 5 de caldo de cana, uma de bebidas em geral, e outra de coquetéis.
A expectativa é de comercializar aproximadamente 25 mil pastéis e 4 mil litros de caldo de cana, nos dois dias de evento, que devem gerar 250 empregos diretos. Cada família participante da produção do Festival, passa por uma capacitação gratuita, que envolve um workshop de recheios de pastel, no Centro Paula Souza, na ETEC Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial Araraquara). Lá, recebem instruções sobre segurança na manipulação de alimentos.
A fim de melhorar a estrutura do evento e, consequentemente o atendimento ao público, a organização definiu um sistema de caixa único centralizado, para a comercialização de fichas, que será operacionalizado pela instituição beneficente Obreiros do Bem.
Também, a área de alimentação será ampliada para abrigar 150 mesas e cadeiras rotativas e serão disponibilizados sanitários químicos adaptados para deficientes físicos e cadeirantes.
Para promover o melhor deslocamento no local e também na vicinal que liga Araraquara ao Distrito, o Festival conta com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Trânsito, que devem realizar o serviço de orientação de tráfego. A ideia é manter o acesso ao distrito tranqüilo, a fim de evitar acidentes. Vale destacar que os visitantes podem contar com o transporte público, partindo do Terminal de Integração. De acordo com a organização, haverá maior número de circulares no período do evento.
Além da gastronomia, várias atrações estão programadas para a diversão de toda a família: parque inflável, trenzinho animado, passeio de pônei com bonde e carruagem, artesanato e uma programação musical regional diversificada e gratuita, a partir das 15 horas. Entre os estilos dos shows musicais, estão: música raiz, sertanejo, sertanejo universitário, música popular, rock e pop-rock. Destaque para a participação das duplas Filipi Gabriel & Gustavo, e Romeu & Renato.
Programação musical:
• Sábado (10)
- Caravana Sertaneja (Pepê Campeão, Léo Junior, Rafaela Violeira, Harrison e Eduardo, Baltazar, James e Jonathan) - 15h
- Paganelli e Rosangela
- Grupo de Catira “Os Teimosos”
- Andressa Marques – 20h
- Filipi Gabriel & Gustavo - 21h
• Domingo (11)
- Caravana Sertaneja (Pepê Campeão, Léo Junior, Rafaela Violeira, Harrison e Eduardo, Baltazar, James e Jonathan) – 15h
- Marcus Eduardo
- Trio Mandacaru – 17h
- Romeu & Renato – 18h