A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta semana, segunda-feira, dia 11, o segundo caso oficial de dengue ocorrido na cidade, neste ano. Trata-se de uma bebê, com menos de um ano de idade, que reside no bairro Canavierias. Segundo a Vigilância Sanitária da cidade, a bebê já está recuperada.
A confirmação do segundo caso de dengue reforça a preocupação dos agentes que atuam no combate à dengue em Motuca. Isso porque a bebê mora em uma casa próxima à outra paciente com suspeita de ter contraído a doença, mas que até esta quarta-feira, dia 13, não havia feito o exame.
Roberta Caroline Augusto, enfermeira que coordena a Vigilância Sanitária, acrescenta que um dos grandes problemas identificados pela equipe é a resistência de pessoas em realizar o exame anti-dengue.
“Esse exame é fundamental porque, a estratégia de combate à doença depende do resultado. Se positivo, o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde diz que precisamos realizar uma nebulização em vários quarteirões no entorno da casa onde mora o paciente”, explica.