sábado, 15 de janeiro de 2011

Motuca celebra 21 anos com eventos para crianças, jovens, adultos e idosos

A Prefeitura de Motuca fechou a programação de aniversário com eventos que atendem públicos de todas as idades. A festa começa na próxima quinta-feira, dia 20, quando o município completa 21 anos.

A Banda Marcial de Motuca, regida pelo maestro Rubens, abre a programação na Praça da Matriz. Em seguida, às 21h, acontece a tradicional cerimônia do “Parabéns à Você”, regada a um super bolo que poderá ser saboreado por quem estiver presente.

Fechando a programação da noite, às 22h, a Prefeitura promove show com a banda Vinícius Prado, que animará o público com o melhor do sertanejo.

Outra atração que deve contagiar crianças — e porque não adultos — será o parque de diversões. Quinta e sexta a atração será totalmente gratuita para crianças com até 10 anos de idade.

A programação segue na sexta-feira. Às 22h, será a vez da banda Cálica. Lembrando que sexta-feira será o último dia para crianças com até 10 anos de idade curtir os brinquedos do Parque de Diversões gratuitamente.

No sábado, os eventos começam mais cedo. A partir das 14h, está programada a realização de uma Feira de Artesanato, na Rodoviária. Também terá show com a banda Bigster.

A festa dos 21 anos de Motuca termina no domingo, dia 16. A partir das 10h, começa a Feira de Artesanato. A tradicional procissão está prevista para iniciar às 18h. Em seguida, acontece a missa. A noite terá, ainda, show com Ricardo Braga (cover do Rei Roberto Carlos) que termina com uma grande queima de fogos.

De quinta a sábado, barracas — inclusive da Terceira Idade — abrem com lanches, pastéis e vários doces abrem a partir das 19h30. N o domingo, a barraca da Terceira Idade começa a funcionar a partir das 14h.

História
Os primeiros registros de ocupação de Motuca datam de 1892, e se referem à construção da Estrada de Ferro Rincão/Bebedouro, pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro. Pelo local, abundante em recursos hídricos, costumavam passar condutores e boiadas vindos de regiões distantes, além de comportar descarregamentos de café — por ser entroncamento ferroviário —, destinados à exportação via Porto de Santos.

Motuca se desenvolveu, portanto, em função da criação de gado e da cafeicultura, embora também tenham sido exercidas atividades ligadas ao setor hortifrutigranjeiro, sobretudo, após 1908, com a chegada de imigrantes japoneses. O efetivo crescimento agrícola impulsionou o processo político-administrativo, que teve início em 31 de dezembro de 1925, com a criação do distrito no município de Araraquara.

A part ir da década de 50, com a diversificação de culturas, multiplicaram-se as pequenas propriedades e os sítios, além dos arrendamentos de terras, atraindo para região migrantes nordestinos. Marcado por um lento desenvolvimento.

Fonte história: Seade