sábado, 15 de janeiro de 2011

Educação convoca estudantes do transporte escolar

O Departamento de Educação e Cultura de Américo Brasiliense está convocando todos os estudantes da cidade que utilizam o transporte escolar municipal e intermunicipal para cadastramento durante o período de 24 a 28 de janeiro deste ano.

Todos os usuários do transporte escolar municipal (frota própria, Franciscato ou Paraty) devem fazer o recadastramento, tanto frete como passe escolar. O mesmo deve ser feito pelos estudantes que utilizam o transporte intermunicipal, referente ao Projeto Transporte Consciente, que atende as cidades da região.

Para fazer o cadastro, os estudantes terão que levar na sede do Departamento um comprovante de matrícula devidamente assinado, comprovante de endereço residencial atualizado, 01 foto (3X4) e preencher o documento para a emissão da carteirinha escolar que o autoriza ao uso do transporte.

Segundo o Departamento de Educação e Cultura, este recadastramento foi iniciado no ano passado e será finalizado este mês, pois envolve um número alto de estudantes de diferentes faixas etárias, desde Educação Infantil de quatro a seis anos, Fundamental de seis a quatorze anos, Ensino Médio de quinze a dezessete anos, EJA, adultos, idosos e universitários.

Controle facilitado
Os estudantes que utilizam o passe escolar da empresa Paraty ganharão, a partir deste recadastramento, carteirinhas com chip, o que facilitará o controle, já que o aluno poderá agora recarregar o passe no próprio ônibus. Este novo sistema resolve também o problema da tarja magnética, que muitas vezes falhava e causava transtornos aos estudantes.

Já os usuários do transporte escolar da prefeitura e da empresa Franciscato, que são realizados como frete e não passe, receberão novas carteirinhas, todas plastificadas e com cordão, facilitando o uso pelo aluno e também o controle das empresa. Neste tipo de transporte, os estudantes terão que renovar o cadastro a cada seis meses, podendo perceber se existem rasuras ou danos nas cartinhas.

Quanto ao transporte intermunicipal, os estudantes devem comparecer mês a mês, trocando a carteirinha e doando o kit que é enviado para as entidades cadastradas na prefeitura. “Acreditamos que com estas medidas, o Departamento de Educação e Cultura irá melhorar ainda mais o transporte escolar, além de ter um controle mais rigoroso”, explica o diretor Carlos Alberto Pereira.

Serviço de qualidade
O transporte municipal atende estudantes de quatro a quarenta anos, envolve ensinos diferentes e é mantido por verbas repassadas do governo federal, estadual e do próprio município. No total, quase dois mil alunos são beneficiados.

Existem mais de trinta rotas em diferentes linhas e períodos. Todos os ônibus escolares foram vistoriados no final do ano passado, procedimento que ocorre anualmente com os veículos municipais ou das empresas licitadas.