Animal era mantido em terreno sem água e comida e sob forte sol
Por Alfredo Henrique
Fotos: Alfredo Henrique
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Américo Brasiliense, com apoio da Polícia Militar (PM), apreendeu um cavalo vítima de maus tratos, por volta das 14h desta segunda-feira, dia 31, em um terreno baldio, no bairro Luiz Ometto. O proprietário do animal, identificado somente como Aparecido, teria assinado um acordo, há quinze dias, no qual assume a responsabilidade de cuidar adequadamente do cavalo – o que não aconteceu.
FLAGRANTE - Cavalo era mantido sem água ou comida em terreno
A Gazeta de Américo esteve no terreno e constatou que o cavalo é deixado sozinho, sem água ou comida e mantido amarrado a uma corda, que impede que ele caminhe livremente pelo local. Além disso, cerca de 90 % do terreno é coberto por braquiária, capim considerado inadequado para a alimentação de equinos, por ser tóxica a eles. O cavalo também apresenta machucados na pele, provenientes da exposição demasiada aos raios solares.
É possível ver os ossos do cavalo por causa da magreza crônica
O cavalo aparenta estar anêmico e desidratado. É possível ver os ossos das costelas e bacia do animal, em decorrência da magreza crônica do bicho.
Ele foi encaminhado para o CCZ, onde será submetido à avaliação clínica. O proprietário do animal possivelmente perderá a guarda do cavalo, que será disponibilizado para adoção assim que seu quadro clínico melhorar.
PM e CCZ estiveram na casa do proprietário do cavalo
A PM esteve na residência de Aparecido, logo após constatar os maus tratos ao cavalo, mas o homem não estava em casa.
Caso testemunhe algum caso de maus tratos a animais, ligue para o CCZ nos telefones (16) 3392-4974 e (16) 9707-0873 ou para a PM no 190. A Gazeta de Américo também está à disposição para receber denúncias nos números (16)3392-5787 e (16)9763-7694. A identidade das pessoas que denunciarem será mantida em sigilo.