Bebê de 1 mês estava engasgado com refluxo e o policial orientou a mãe até a chegada da ambulância
Por Francisco Lourenço/Redação
Fotos: Francisco Lourenço/Hedeson Oliveira
Na tarde desta quinta-feira, dia 25, uma ligação ao telefone 190 mudou a rotina da Polícia Militar (PM), de Américo Brasiliense. Por volta de 15h30, o soldado Vagner Dolce atendeu ao telefone e, do outro, estava uma mãe desesperada, tentando salvar a vida do bebê de apenas 1 mês.
O pequeno João Lucas Albino do Nascimento estava engasgado com o refluxo. Foi quando a calma e a técnica do soldado Dolce foram determinantes para ajudar a mãe a prestar os primeiros socorros.
“Pedi para que a mãe deitasse a criança de bruço e desse uns tapinhas nas costas do bebê”, conta Dolce. Enquanto falava com a mãe o policial ligou de outro telefone para o hospital e solicitou que uma ambulância fosse imediatamente à rua Sebastião Fernandes Nogueira, no bairro Santa Terezinha, onde estava a mãe com a criança.

Soldado Dolce, o pequeno João Lucas e a mãe Andressa
O atendimento foi rápido. Demorou cerca de cinco minutos para ambulância chegar, mas para a mãe, foi uma eternidade. “Eu estava desesperada, mas graças a Deus, as orientações do policial ajudaram salvar a vida do meu filho”, conta Andressa Pérsia Albino.
Primeiro caso
No começo da noite do último dia 13 foi o soldado Muniz que teve papel importante na vida do pequeno João Lucas. Por volta das 20h, ele passou pelo mesmo problema e a mãe recebeu as orientações que ajudaram manter a criança viva, até a família chegar ao hospital.
“A primeira coisa que pedi foi para ela [mãe] manter a calma e deitar a criança com a barriga para baixo. Graças a Deus conseguimos fazer o bebê voltar a respirar”, ressalta Muniz. Após os dois sustos, João Lucas está bem e, em casa, nos braços da mãe.

Dolce e Muniz foram conhecer a criança que eles ajudaram salvar a vida
