Na semana passada o presidente da Câmara de Américo Brasiliense, vereador Cidão da Fonteri, contratou por um salário nada modesto, mais um auxiliar. Agora são dois funcionários, pagos com o dinheiro público, para colaborar diariamente com as obrigações políticas de Cidão. Um deles, Pingo D’agua, é assessor parlamentar desde o ano passado. Agora, Ricardo Oliveira, ex-técnico de futebol, assume o cargo de “diretor de gabinete da presidência”, na Casa de Leis.
Mas, o que mais causa espanto, não é nem o fato de saber que o cargo de vereador, em Américo Brasiliense, é tão cansativo ao ponto desse representante do povo precisar ter dois assessores. O mais intrigante é o total de vencimentos desse diretor, que vai receber todo mês R$ 3.043 de salário, mais 35% sobre esse valor, além de R$ 425,00 de tíquete alimentação.
No final das contas, somando tudo isso, esse funcionário vai receber dos cofres públicos R$ 4.533,03 mensalmente. Ainda sem a obrigação de bater cartão, de cumprir hora. E quem paga tudo isso? Você leitor, contribuinte desvalorizado, num país em que milhares de famílias vivem com um mísero salário mínimo, sendo obrigado a bater cartão e trabalhar pelo menos oito horas por dia.
Além disso, qual foi o critério utilizado pelo presidente para contratar seu diretor de gabinete? Afinal, os vencimentos desse profissional superam o salário de vereador que, em Américo, chega aos R$ 3.600,00.
Mas, diante disso, parece que o que menos preocupa é dinheiro na Câmara de Américo. Pois o vereador presidente, sequer, pensou na opinião de seus eleitores. Nem mesmo quis saber o que pensava a maioria de seus colegas de plenário. Pois, segundo esse jornal apurou, a maioria dos vereadores nem sabia dessa contratação, sendo esses parlamentares contrários a decisão do líder da Casa.
Vereador, cadê a transparência de governo que o senhor tanto ressaltou para a Gazeta de Américo durante entrevista, dias antes de ser eleito presidente da Câmara? Será que não seria mais prudente conversar com seus colegas antes de contratar esse diretor de gabinete? Afinal, a Câmara de Américo é composta por nove vereadores, eleitos pelo povo, para decidirem juntos o melhor para o município.
“O estímulo à transparência pública é um dos objetivos essenciais da moderna Administração Pública. A ampliação da divulgação das ações governamentais a milhões de brasileiros, além de contribuir para o fortalecimento da democracia, prestigia e desenvolve as noções de cidadania.”