Araraquara vive, oficialmente, sua terceira epidemia de dengue. O número de notificações positivas da doença subiu para 620 ontem, após mais 80 adoecimentos. Diante do pico de transmissão, a cidade também vê quase dobrar os registros de suspeitas - quando se apresentam sintomas como febre alta e dores no corpo. Agora, há 365 pessoas esperando pelo resultado da sorologia.
A epidemia, segundo Feiz Mattar, coordenador de Vigilância em Saúde, já era esperada. "Pela quantidade de confirmações em pouco tempo, já vínhamos considerando o estado de epidemia. Mas, por enquanto, é uma epidemia leve", afirma Mattar.
De acordo com o coordenador, a Prefeitura adquiriu kits de exames para a realização de sorologia no laboratório do Serviço Especial de Saúde (Sesa), assim como ocorreu no ano passado. A compra é feita em troca do protocolo orientado pelo Ministério da Saúde que, em casos de epidemia, suspende a realização de exame em laboratório e passa a diagnosticar a doença pelo quadro clínico e prova do laço. (Richard Selestrino/Araraquara.com)