Prefeitura inicia operação tapa-buracos em pontos mais críticos da cidade
Por Francisco Lourenço e Valesca Mendoça
Moradores do bairro Santa Terezinha, em Américo Brasiliense, procuraram nossa reportagem para reclamar de um problema que há bastante tempo vem incomodando motoristas, ciclistas e motoqueiros. Os inúmeros buracos presentes nas principais vias do bairro, como por exemplo, na Alameda Central, que precisa de manutenção em praticamente toda sua extensão.
Ricardo Caruí, engenheiro responsável pelo Departamento Municipal de Obras, informou que nesta próxima semana a Prefeitura vai iniciar a operação tapa-buracos na cidade. Cerca de 5 mil metros quadrados de asfalto serão melhorados nesta operação emergencial. Um investimento próprio da Prefeitura de R$ 145 mil, aproximadamente.
Segundo o diretor, o bairro Santa Terezinha está entre as prioridades desta etapa, entretanto, em breve toda a cidade deve ser recapeada. A concorrência pública tanto para tapa-buracos quanto para recapeamento deve ser aberta no começo de maio. “Devido essas chuvas dos últimos trinta dias decidimos entrar com um pedido de contratação emergência para poder solucionar os problemas mais críticos na cidade”, conta Caruí.
Fala povo
“Passo direto por aqui, pois presto serviço em vários bairros de Américo. Eu acho que tem que cuidar disso, no mínino é uma vergonha uma buraqueira desta. Você vem trabalhar de moto, acaba furando um pneu no buraco. Tem que ter alguma solução para isso. Uma vez eu entortei a roda da moto.”
João Paulo, 27 anos, mora em Araraquara e presta serviço em Américo.
“De uns tempos pra cá estamos tendo este problema direto. Parece que tampam isso com massa de chiclete, sei lá o que. Só que toda chuva que dá leva tudo embora. Estão sempre tampando, mas os buracos sempre voltam. Acho que deveriam vir fazer um serviço melhor porque nós pagamos impostos.”
Carlos Roberto Ferreira, 46 anos, comerciante e morador do bairro há 11 anos.
“Aqui sempre teve problema, mas depois que trocou de prefeito, ficou pior, não estamos tendo a assistência e a cada dia aumentam os buracos nas ruas. Já houve reclamação, mas ninguém resolve nosso problema. Espero que melhore com a troca do prefeito porque este não faz nada não.”
João Pinheiro, 62 anos, aposentado, morador do bairro há 10 anos.
“Esse problema é direto aqui no Santa Terezinha e em outros bairros da cidade também. Em época de chuva é cada vez pior. Mais a frente tem um buraco bem pior, não sei se tamparam ou não. Já vi em outros locais onde carros têm problemas. A coisa aqui está brava. Espero que melhore o quanto antes.”
Rosendo Brito Domingo, 61 anos, aposentado e morador do bairro.