Foram confirmados dois casos da doença até o final de janeiro deste ano
Por Alfredo Henrique
Foram confirmados dois casos “importados” de dengue, até o final do mês de janeiro, em Américo Brasiliense. A Gazeta de Américo foi nesta terça-feira, dia 1, ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do município, para tirar dúvidas sobre os programas de prevenção a dengue realizados na cidade.
Segundo a veterinária do CCZ, Carolina Piovan, é realizada durante todo o ano na cidade a operação Casa a Casa. Agentes do Centro visitam todas as residências da cidade para orientar a população dos riscos da dengue e localizar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Em 2010 foram confirmados casos de dengue em todos os bairros de Américo. Quando é confirmado que uma pessoa foi contaminada, o CCZ deixa de fazer o Casa a Casa e realiza o “bloqueio” na região onde o caso foi confirmado. “Nós localizamos a residência da pessoa infectada e vistoriamos todas as casas no raio de 25 quarteirões do local onde o doente reside”, explicou Carolina.
Proliferação
A veterinária informou que são necessários somente três dias para que o mosquito da dengue se desenvolva. Além disso, o ovo do inseto resiste há um ano, sem contato com a água. “O mosquito bota o ovo e a pessoa só tira a água do local. No entanto, se o indivíduo não esfregar o foco de procriação em potencial, o ovinho lá permanece e basta entrar em contato com água que em três dias o ovo eclode, vira larva e em seguida mosquito.”
O Aedes Aegypti não nasce contaminado com o vírus da dengue, mas é hospedeiro dele. Caso o mosquito pique alguém contaminado, todas as pessoas picadas depois disso serão infectadas. A época de maior possibilidade de procriação do mosquito é no início do ano –quando há muito calor e chuvas.
“O trabalho do CCZ é de conscientização”, afirma Carolina. Não basta uma pessoa apenas se prevenir contra a dengue. Se um vizinho não se preocupa, ele põe em risco todas as casas em um raio de 100 metros.
Sintomas
Caso sinta fortes dores de cabeça, vômito, diarréia, manchas, dores pelo corpo e febre alta, pode ser que esteja contaminado com o vírus da dengue. Sentindo estes sintomas, vá o mais rápido possível para um hospital. A dengue mata.
Prevenção
Evite o acúmulo de água em garrafas, pneus, pratos de vasos e demais objetos que retenham água. Após esvaziar os locais, esfregue depois com uma bucha para retirar possíveis ovos que estejam nos objetos. Evite acumular entulho em casa. Caso flagre focos de procriação do mosquito da dengue, denuncie no telefone (16) 3392.5787.