sábado, 29 de janeiro de 2011

Uma segunda chance

Promoção Social de Américo oferece cursos de capacitação e incentiva menores a saírem do crime

Por Alfredo Henrique/Redação

A maioria dos jovens e adolescentes encaminhados para o Departamento de Promoção Social (DPS) de Américo Brasiliense cumprem medidas sócio educativas por envolvimento com drogas, ou com crimes relacionados ao uso de entorpecentes.

Segundo a orientadora do DPS, Deise Maria Dotele, os menores atendidos no Departamento são, em grande parte, de famílias carentes e desestruturadas. O DPS trabalha na re-socialização dos jovens, “empregando-os” em serviços internos no próprio Departamento e na Prefeitura. “Além disso, há o acompanhamento psicológico dos jovens”, informou a orientadora.

O DPS também financia cursos de capacitação para os adolescentes, para que eles aprendam alguma profissão e também os incentiva com relação aos estudos. “Em muitos casos, os menores vão mal na escola por falta de apoio da família. Quando damos confiança, eles se sentem valorizados e os resultados positivos acontecem. Damos à eles o que a família às vezes não oferece”, revela Deise.

Adolescente
Um adolescente de 14 anos que trabalha no DPS em cumprimento de medida sócioeducativa, disse que o trabalho o ajuda a pensar nos erros que cometeu. O menor foi sindicado por furto, juntamente com mais três colegas de escola, depois de furtarem o celular de um outro adolescente. O adolescente foi condenado a seis meses de serviços e aproveita as oportunidades oferecidas pelo DPS para mudar seus planos de vida.

O DPS oferece aos jovens cursos profissionalizantes, realiza oficinas de criatividade e disponibiliza acompanhamento psicológico, além de oferecer lanche diário a todos os menores assistidos pelo Departamento.