segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Comércio de Américo vende 10% a mais neste fim de ano

Texto e foto: Alfredo Henrique/Redação

Segundo a Associação Comercial e Industrial de Américo Brasiliense (Aciab), houve aumento de 10% nas compras e fluxo de consumidores na cidade, até o dia 24 de dezembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Depois do Natal, a quantidade de compras diminuiu, comparadas ao mesmo período de 2009.

Antônio Augusto de Almeida, presidente da Aciab, informou, na quarta-feira, dia 29, que a expectativa da Associação é que os índices no comércio de Américo fiquem cerca de 10% acima do registrado nas festas de fim de ano de 2009. O crescimento no volume de vendas é atribuído à abertura das lojas durante a noite. “É a primeira vez que os estabelecimentos abrem de noite, durante o fim de ano. Isso ajudou no aumento das vendas.”

Positivismo
André Figueira, da loja de departamento Magazine Luíza, informou que houve no estabelecimento aumento de 60% no volume de vendas de fim de ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os produtos mais vendidos foram TVs de LCD, geladeiras e bicicletas motorizadas. “Chegamos na cidade para ficar”, disse Figueira.

Luciano Corrêa, supervisor da loja de motocicletas “Novamoto”, disse que as vendas de dezembro superaram em 10% o mesmo período do ano passado. Ele ainda disse que poderia ser melhor. “Mas o aumento nas taxas de juros afastou os clientes que trabalham com financiamento.”
Roupas
Seguindo a tendência no crescimento de vendas de fim de ano, a loja de roupas e acessórios “Jô Modas” vendeu 5% a mais que em dezembro de 2009, informou a gerente Flávia Maria da Silva. A “Acalcevest”, também do segmento de vestuário, registrou crescimento de 15% no volume de vendas no Natal, comparando este ano com o anterior. Lindomar de Souza, proprietário da loja, atribui o aumento ao bom desempenho de seus funcionários.

Imóveis
Eliana Manzine, escriturária da Imobiliária São Paulo, revelou que houve aumento de 10% na procura de imóveis para locação no município. “De dez locais alugados, oito são residenciais”, informou. Ela atribui o aumento no número de locações à presença de empresas na cidade. “Estamos com apenas 15 imóveis disponíveis atualmente.” A imobiliária somente realiza locações no município.

Óculos
Este segmento não registrou o mesmo desempenho. A proprietária da “Ótica Doçura”, Érica Musetti Zacaro, informou que registrou 10% a menos de rendimentos durante o Natal deste ano, em comparação com 2009. No entanto, ela espera que, antes do início do período letivo, as vendas se estabilizem.

Celulares
Benedito José Marucci, proprietário da loja de celulares “AB Cel”, informou que vendeu 25% a mais em comparação com o Natal do ano passado. “Nossa expectativa era um aumento de 30%, mas quase chegamos lá.” Os produtos mais vendidos foram celulares “básicos” que custam na faixa de R$ 100.

Perfumaria
A proprietária da loja “Denise Perfumaria”, Denise Megda Moreira, ficou contente com as vendas de fim de ano. Como a loja foi inaugurada há três meses, não é possível comparar o volume de vendas no período de um ano. “Mas minhas expectativas foram satisfeitas”, revelou.