Por Alfredo Henrique
Rua Jacarandás dificulta a vida dos moradores e motoristas no Jardim Primavera
Moradores da rua Jacarandás, no jardim Primavera, em Américo Brasiliense, colocaram duas bananeiras em uma cratera da via, como forma de protesto, contra o “descaso” do governo municipal com relação à malha asfáltica do local. As bananeiras foram retiradas pela Prefeitura e substituídas por cavaletes nesta terça-feira, dia 18.
Os moradores reclamam do asfalto que se fragmenta em pedras, as quais, quando um veículo de grande porte passa pela rua, são arremessadas contra os portões das casas – pondo em risco a integridade física de quem mora na via.
As duas bananeiras, colocadas em uma das crateras durante esta semana, foram usadas como “sinalizadores” para evitar que veículos fossem avariados, ou mesmo que condutores se ferissem. “Isso também foi uma forma de protesto”, informou a dona de casa Maria Lopes de Jesus, 68 anos.
Ela ainda disse que um carro, há cerca de duas semanas, caiu na cratera e furou o pneu. Ainda segundo a dona de casa, funcionários da Prefeitura tapam os buracos com pedras, soltas do próprio asfalto.
A Prefeitura informa, mediante nota enviada pela assessoria de imprensa, que tem conhecimento do estado precário do asfalto. “Além de realizar a operação tapa-buraco, (a Prefeitura) já está em processo de elaboração de uma licitação que vai recapear todo o bairro”, diz trecho da nota.
Ainda segundo a nota, o governo municipal fez pedido de verbas para a melhoria do asfalto no bairro, “mas só agora foram (as verbas) repassadas.”
A Gazeta de Américo realizou denúncia sobre o estado precário do asfalto na rua Jacarandás em reportagem publicada em 13 de novembro do ano passado.