Por Elaise Silva/Especial de Motuca
Na última quarta-feira, dia 19, os moradores da cidade de Motuca tiveram uma notícia inesperada. A “Viação Macir Ramazini Turismo Ltda” que faz a linha Guariba/Motuca a Araraquara, recebeu multa e teve seus horários cancelados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), devido a irregularidades. Nesta sexta-feira, após dois dias de transtornos, a linha que existe há 10 anos e não era regulamentada foi liberada. Somente agora passará por processo de licitação.
Os usuários que aguardavam o ônibus das 15h30 não sabiam que ele tinha sido “cancelado”. A falta de comunicação foi o que mais surpreendeu. “Só após ligarmos na Ramazini de Guariba é que soubemos que a linha havia sido cancelada”, conta o usuário Milton Cardoso.
A maior preocupação no momento é dos moradores que utilizavam a linha para ir ao trabalho. “Minha maior dificuldade será os horários para conseguir chegar ao trabalho”, afirma Antônio Henrique Salustiano, que trabalha em Araraquara e necessita do transporte diariamente. “Espero que seja tomada uma providência o quanto antes, tanto por parte da empresa como também pela Prefeitura Municipal, pois corremos o risco de perder nossos trabalhos por chegarmos atrasados”, termina Henrique.
Em explicação, a assessora de imprensa da Ramazini, Larissa Ramazini Rodrigues diz que já foram tomadas as primeiras providências. “Entramos com uma licitação na Artesp para podermos retomar com a linha Guariba/Motuca à Araraquara, porém o processo é demorado”, afirma Larissa. “A linha existia por pedido da Prefeitura Municipal e era mantida como uma linha municipal, pois não havia outras empresas que se interessassem por ela”, completa Larissa.
Com o cancelamento da linha Guariba/Motuca à Araraquara, a linha Guariba/Motuca à Rincão foi modificada para os passageiros fazerem baldeação para Araraquara. Os novos horários passaram a valer nesta quinta-feira, dia 20.
A grande surpresa foi na tarde de sexta-feira (21), um pouco antes das 16h00. Após pressão dos usuários de Guariba e Motuca, como também de ambas as prefeituras municipais, a Artesp permitiu o retorno da linha Guariba/Motuca à Araraquara.
“A linha era irregular e por isso foi paralisada pela Artesp, porém eles não deram prazo para regulamentação”, explica os motivos da paralisação repentina, o gerente geral da Ramazini, Raul José Savaretto. “Foi pela pressão e reclamação dos usuários e das prefeituras que pode ser liberada a linha Guariba/Motuca à Araraquara”, conclui Savaretto.
“A partir de segunda-feira entraremos com o processo de regulamentação na Artesp para melhor atender os usuários”, afirma Savaretto. Os horários da linha Guariba/Motuca à Araraquara e Guariba/Motuca à Rincão, voltaram ao normal neste sábado.