Ausência de iluminação facilita o uso de drogas e até a prática de sexo no local
Por Alfredo Henrique/Redação
Moradores do Jardim Primavera, em Américo Brasiliense, reclamam que há cerca de 5 meses a praça do bairro está sem iluminação. A reportagem da Gazeta de Américo esteve no local, por volta das 20h30 desta quarta-feira, dia 8, e constatou o problema.
Segundo o vigilante Paulo Ricardo da Silva, 37 anos, a falta de luz começou quando a caixa de energia elétrica da praça começou a apresentar problemas. “A molecada tentou resolver do jeito deles. Até o dia em que um menino deu uma voadora na caixa e tudo pifou.”
A Polícia Técnica esteve no local, dias depois do ocorrido. Porém, depois disso, nenhum órgão responsável foi conferir o problema. A praça é parcialmente iluminada, pelos postes de luz das ruas que circundam o local.
Vandalismo
O vigilante informou que, em decorrência da falta de iluminação, bancos – de madeira e de concreto – foram arrancados da praça. Alguns garotos também escalaram os postes de luz e quebraram as lâmpadas inativas da praça.
Drogas
Uma menina de 13 anos, que mora em frente à praça, informou que, por volta de meia-noite, “rodinhas” de usuários de drogas começam a se formar no local. Ela ainda disse que já flagrou casais fazendo sexo na praça, protegidos pela falta de luz. “A polícia passa e finge que não vê”, relatou.
Garotos, entre 10 e 16 anos, usam a quadra da praça para jogar futebol todos os dias da semana. A presença dos meninos na quadra afasta os usuários de droga, enquanto as partidas de futebol ocorrem. Depois das 22h30, quando as crianças vão para casa, a praça é frequentada por pessoas suspeitas.
Prefeitura
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que técnicos do Departamento de Obras e Engenharia estiveram no local “várias vezes” e que vândalos quebravam a caixa de energia consertada duas vezes. O Departamento registrou Boletim de Ocorrência (BO) para constar os atos de vandalismo.
A prefeitura ainda informou que vai entrar em contato com a Polícia Militar (PM) para reforçar a segurança do local e prometeu consertar a iluminação da praça – sem informar data.
Polícia
O comandante da PM de Américo, Ricardo Domingos Júnior, informou que as providências para inibir a depredação da praça e o uso de drogas no local já foram tomadas. Ele convida a população para que denuncie. “Quanto mais informações a polícia obtiver, melhor será a qualidade do serviço prestado à população.” Denúncias podem ser feitas, gratuitamente, pelo telefone 190.