A aluna Gabrielle Macedo Carneiro, da EMEF Virgílio Gomes, foi uma das vencedoras do concurso nacional de redação do Dia Nacional do Campo Limpo 2010. Em parceria com a Associação das Revendas de Insumos Agrícolas de Araraquara (ARIAR), o Departamento de Educação e Cultura de Américo Brasiliense também enviou textos de outros alunos para a seleção, comprovando o bom nível da Rede de Ensino Municipal.
Com a escolha de sua redação, Gabrielle ganhará uma câmera fotográfica digital, a EMEF receberá um equipamento de som portátil e o professor responsável pela orientação da aluna levará como prêmio um netbook. O tema do concurso este ano foi “O que o agricultor deve fazer com as embalagens usadas no campo?”.
Feliz com a premiação de uma aluna da região no concurso, o gerente da ARIAR, Antonio Tadeu Guerra, exaltou o trabalho feito na cidade. “Registramos com muito orgulho a parceira entre a ARIAR e o Departamento de Educação e Cultura de Américo Brasiliense, pois cremos fortemente, e como está sendo demonstrando, que estamos no rumo certo”.
Para finalizar, Guerra destacou o empenho de todos que trabalharam no projeto. “Em meu nome, em nome de nossa diretoria, de nossos associados e parceiros, parabenizamos todos os envolvidos neste evento e esperamos continuar com esta parceria”, completou.
Projeto Xadrez Escolar
Também recentemente, o Departamento de Educação e Cultura finalizou as atividades de 2010 do Projeto Xadrez Escolar e realizou a premiação dos alunos que se destacaram nas aulas promovidas nas escolas municipais de Ensino Fundamental.
Criado em 2009, o projeto tem como objetivo oferecer o ensino de xadrez nas escolas, estimulando o raciocínio lógico, postura, concentração, tomada de decisões, criatividade, disciplina autocrítica e mérito, que são componentes fundamentais para o ambiente escolar.
O projeto conta também com o apoio do Departamento de Esportes, Turismo e Lazer (DETLA), pois, mesmo sendo uma atividade de raciocínio, o xadrez também é um esporte.