sexta-feira, 5 de novembro de 2010

População de Américo cresce mais de 17%, segundo IBGE

Por Alfredo Henrique/Redação

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, dia 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população de Américo Brasiliense cresceu 17,15% nos últimos dez anos. O município acompanha o crescimento populacional da região central do estado de São Paulo, que cresceu quase 10%, de 2000 até este ano.

Atualmente, a “Cidade Doçura” conta com 34.144 habitantes. O número de pessoas que moram nos 42 municípios que compõem a região central do Estado, foi publicado no Diário Oficial e agora as prefeituras terão 20 dias para avaliar os números.

Além de Américo, a população de Santa Lúcia cresceu 4,74%, Rincão 0,8% e Motuca 9,76%. A cidade com maior número de habitantes, ainda segundo o IBGE, é São Carlos, com 219.865, seguida por Araraquara, que conta com 204.934 habitantes.

Quatro municípios perderam moradores. Divinolândia caiu 8,09%, São Sebastião da Grama diminuiu 4,62%, Tapiratiba 2,17% e Dourado 0,24%, com 21 moradores a menos.

A importância do Censo
O Censo monta o retrato mais completo do país, ao pesquisar várias características das pessoas e dos domicílios. Ele serve de base para estudos acadêmicos, políticas públicas e até mesmo para orientar o investimento do setor privado. O governo não faz nenhuma política pública antes de olhar os dados do Censo. O Censo traz características da educação, trabalho, migração da população e do mercado de trabalho de determinada região.

Se uma empresa vai instalar uma unidade nova, elas consultam o Censo daquela região para saber se ali é o lugar mais adequado, se não há carência de mão-de-obra especializada, por exemplo.