quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Combate à dengue é intensificado em Américo

Cinco novos agentes foram contratados para eliminar possíveis criadouros

O Departamento de Saúde de Américo Brasiliense contratou cinco novos agentes que auxiliarão nos trabalhos de combate à dengue no município. Ao todo, o município conta com dez agentes, os quais realizam o trabalho de fiscalização e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Os cinco novos agentes da cidade ainda vão realizar um curso preparatório na Superintendência de Controle de Endemias de Araraquara (Sucen) para estarem aptos a iniciarem os trabalhos de prevenção e combate à dengue no município.

O Ministério da Saúde divulgou um alerta aos municípios, no começo de novembro, indicando locais de possíveis epidemias da doença. Na região de Américo, cidades como Araraquara e Rincão já passaram por este tipo de problema. O clima da região é um dos favoritos para procriação do mosquito transmissor e acaba se transformando em um dos aliados da dengue.

Casos
Neste ano, o Departamento de Saúde de Américo Brasiliense registrou 195 suspeitas de dengue, das quais 72 casos foram confirmados como o tipo clássico da doença. Outras 121 suspeitas foram descartadas totalmente. Dois pacientes tiveram exames inconclusivos.

De acordo com o Departamento, os números sofreram um pequeno aumento em relação a 2009, porém o índice ainda é considerado baixo. Desde julho a cidade não registra confirmações da doença.