terça-feira, 27 de julho de 2010

Furp de Américo convoca mais 16 aprovados em concurso

Concursados serão treinados para que a unidade receba certificação e inicie a produção de medicamentos

Por Gabriela Martins/Tribuna Impressa

A Fundação para o Remédio Popular (Furp) de Américo Brasiliense convocará, a partir do dia 2 de agosto, 16 aprovados no concurso público realizado em abril deste ano. Os novos convocados serão treinados para que a unidade comece a produzir medicamentos, o que deverá ocorrer apenas no último trimestre deste ano. Os aprovados serão chamados por meio de telefonemas e não há previsão para novas contratações.

Os convocados, que são para os cargos de assistente administrativo, auxiliar de almoxarifado, operador de empilhadeira, analista de desenvolvimento farmacotécnico, supervisor de produção farmacêutica, auxiliar de produção, analista de garantia da qualidade sênior e analista de garantia da qualidade pleno se unirão aos 19 já convocados após passarem por treinamento que inclui um programa de integração e um de capacitação.

A medida visa a preparar a fábrica para receber o documento das Condições Técnicas Operacionais (CTO), que deverá ser emitido no final de setembro, e libera a fábrica para produzir medicamentos. Segundo Rubens Pimentel Scaff, superintendente da Furp, a convocação inicial desses trabalhadores é um passo importante para o funcionamento da fábrica. "É mais uma das etapas fundamentais dentro desse processo de preparação da indústria de Américo Brasiliense, que irá possibilitar, em conjunto com todas as certificações e validações, o início das operações", explica.

No início de 2010, a nova fábrica recebeu da Vigilância Sanitária Regional (Visa) o Laudo Técnico de Avaliação (LTA), sem nenhum tipo de restrição. O documento antecede a concessão de licença de funcionamento da unidade, exigido pelas autoridades sanitárias. No mês de agosto, a Visa retorna à fábrica para realizar nova inspeção sanitária e conceder o Condições Técnicas Operacionais; posteriormente, nova vistoria deve liberar o certificado de Boas Práticas de Operação.

Etapas
Além dos 19 funcionários, a unidade de Américo conta com aproximadamente cem trabalhadores de empresas prestadoras de serviços nas áreas segurança e vigilância, operação e manutenção de sistema de utilidades, operação e manutenção de sistema de ar-condicionado e água farmacêutica, qualificação e validação dos sistemas farmacêuticos, rouparia, lavanderia e serviços de jardinagem.