sábado, 20 de agosto de 2011

Ampliação da rede de abastecimento

Américo busca recursos do governo federal para investir na ampliação do sistema de captação e distribuição de água

A Prefeitura de Américo Brasiliense, por meio do DAEMA (Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente), inscreveu vários projetos na FUNASA (Fundação Nacional de Saúde). O objetivo é captar recursos extra-orçamentários para investir na ampliação do sistema de captação e distribuição de água em Américo. Segundo o DAEMA, os projetos totalizam R$ 8 milhões em investimentos.

A cidade tem crescido nas últimas décadas, mas o “tamanho” do sistema de captação e abastecimento permanece o mesmo e, por isso, já não é capaz de atender à toda demanda. Os projetos de Américo fazem parte do Plano Municipal de Saneamento e preveem a perfuração de novos poços artesianos, a construção de reservatório, adutora e a implantação de rede de distribuição de água.

De acordo com o DAEMA, nessa etapa os projetos serão avaliados pela FUNASA. Se aprovados, seguem vários os trâmites até que os recursos sejam liberados. O Governo Federal tem reservado R$ 5 bilhões para serem investidos na construção ou ampliação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, nos municípios com até 50 mil habitantes de todo o País (cerca de 90% da Federação), exceto integrantes das regiões metropolitanas.