Cerca de 20 veículos foram danificados por árvores que desabaram com o forte vento
Por Valesca Mendonça
Fotos: Francisco Lourenço
Vinte minutos de chuva e muito vento forte causaram na manhã desta terça-feira, dia 05, um grande estrago pela cidade de Américo Brasiliense, para surpresa e medo de moradores. A equipe da Gazeta de Américo visitou vários bairros da cidade e acompanhou o drama de moradores, registrando pontos de inundação, casas destelhadas, comércios alagadas, fachadas de lojas destruídas e diversas árvores caídas sobre carros em diversos pontos.
Cerca de oito carros debaixo de árvores próximo a rotatória, na saída para Araraquara
Dentre as ocorrências, foi registrado o socorro da senhora Eva Cardoso Trebe, 77 anos, no Jardim São Judas Tadeu por um motorista que passava no momento em que ela era arrastada pelas águas. A senhora foi encaminhada ao Pronto-Socorro, ficou em observação médica, mas sem gravidade. A destruição na casa de uma confeiteira, a inundação às margens do córrego Maria Mendes, árvores caídas sobre cerca de 10 carros no Hospital Estadual de Américo (HEAB), no Vista Alegre, e em outros pontos da cidade e comércios atingidos pela chuva. Este foi o saldo negativo da tempestade.
Pelas ruas da cidade, nossa reportagem registrou moradores fazendo a limpeza e contabilizando os estragos, sendo que muitos reclamavam da falta de luz e a dificuldade em falar ao telefone. Na rotatória entre Américo e Araraquara árvores desabaram, causando a destruição de oito veículos. Escolas liberaram alunos mais cedo, o prédio da Prefeitura ficou sem energia elétrica durante toda a manhã, a Praça do Coreto - conhecida pela quantidade de árvores antigas ficou uma verdadeira destruição.
O Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente (DAEMA), de Américo Brasiliense, disponibilizou carros de som pelas ruas da cidade pedindo para a população economizar água, pois devido a tempestade, os poços reservatórios ficaram sem energia elétrica, podendo faltar água a qualquer momento. A Gazeta de Américo está acompanhando os casos de perto e mais informações você pode acompanhar a qualquer momento.
Galeria de imagens:
Tempestade provoca caos em Américo Brasiliense |