Meta estadual é atingir este ano 80% da população que precisa da vacina
Por Valesca Mendonça
Começa no próximo dia 25, na região de Araraquara, a mobilização para a campanha contra a gripe com a chegada das vacinas aos municípios, feita pelo governo do estado. A campanha pretende vacinar 5,5 milhões de paulistas contra a doença, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde.
O número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado. Para a região de Araraquara, na qual, a cidade de Américo Brasiliense está inserida, a meta corresponde a 127,5 mil pessoas.
O objetivo da campanha é imunizar a população contra a Gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010, também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas ela aconteceu em época diferente à da sazonal.
“É muito importante que a parcela da população incluída na campanha compareça aos postos de saúde para proteger-se contra o vírus Influenza. A vacina de maneira nenhuma causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias”, afirma Helena Sato, Diretora de Imunização da Secretaria do Estado.
Em Américo, a estimativa do departamento municipal de saúde é de 4.900 doses para atingir os 80% do público alvo. Um levantamento realizado pelo departamento de saúde apontou que no ano passado cerca de 70% desta parcela da população foi vacinada em Américo, sendo apontada como uma das maiores médias estaduais, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura.
Por enquanto, os postos de atendimento definidos são: UBS do centro e UBS do Jardim Vista Alegre, além de outros pontos que ainda devem ser definidos, como por exemplo, escolas, praças, CERs e EMEFs. Conforme informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, funcionários da saúde devem se reunir no dia 18 de abril para definir a estratégia da vacinação. O calendário de vacinação deve acontecer dentre os dias 25 de abril e 13 de maio, conforme informações do Ministério da Saúde.