Seu Tércio, atual vice-prefeito, está na política há 57 anos
Por Alfredo Henrique
O político mais antigo em atividade de Américo Brasiliense, e atual vice-prefeito do município, Tércio Della Rovere, falou com exclusividade à Gazeta de Américo sobre as mudanças ocorridas na política da cidade, desde a emancipação, ocorrida em 1965, até este ano. Segundo Rovere, conhecido na cidade com “Seu Tércio”, a política atual é menos agressiva em comparação à época em que ele começou sua carreira. “Antigamente existiam três partidos (Arena 1 e 2 e MDB). Com isso, as discussões eram mais centralizadas e os debates eram feitos com mais rapidez e coletividade.”
Seu Tércio recebe os cumprimentos durante posse para prefeito
Seu Tércio informou que a atual realidade da política, com dezenas de siglas partidárias, dificulta o poder de decisão. “É importante para a democracia que existam os partidos. Mas são tantos atualmente que questões simples acabam se tornando complicadas – em decorrência das diferentes postura e ideologias.”
Experiência
Seu Tércio foi o terceiro prefeito da “Cidade Doçura”, entre 1972 e 1975. Durante a gestão dele, foi construído o Estádio Municipal de Américo, as primeiras casas do Cecap, o Recinto de Eventos, o segundo Grupo Escolar do município, a Delegacia de Transportes (Detran), a instalação da rede de esgoto, a construção da rodovia que liga Santa Lúcia à Usina Santa Cruz, entre outros.
“Não dá para lembrar de tudo, mas trabalhei com empenho para possibilitar o crescimento da cidade, que pode ser visto (crescimento) nitidamente, caminhando pelas ruas.
Disponibilidade
O vice-prefeito disse que costuma caminhar pela cidade para ouvir a população sobre problemas existentes no município. “Ouço as críticas e sugestões e depois as repasso para o prefeito”, revelou. Seu Tércio vai completar 86 anos no próximo dia 26 de maio. O político dedicou 57 primaveras de sua vida à política e disse que não pretende parar. “Depois que acabar esta gestão, vou continuar envolvido com a política da cidade, nem que seja como colaborador. Eu amo o que faço e realizo tudo pensando no bem estar das pessoas”, finaliza.