Cerca de 230 mil pessoas morreram por causa do abalo sísmico
Às 16h53 (19h53, horário de Brasília) desta quarta-feira, dia 12, o Haiti fará silêncio para lembrar do terremoto que, há um ano, causou a maior tragédia natural do país. Ao final de um minuto as igrejas vão tocar “o tom de chamado dos mortos” e centenas de globos brancos serão lançados ao céu. A essa hora precisa –17h53 de Brasília – do dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de 7 graus da escala Ritcher sacudiu a capital Porto Príncipe, levantando uma grande nuvem de poeira e matando 230 mil pessoas, fora as que nunca foram encontradas.
Os bairros carentes foram os mais afetetados pelo abalo sísmico. Ao todo, os prejuízos materiais somaram 6 milhões de euros. Desde então, 1,5 milhões de haitianos viveram em acampamentos e cerca de 800 mil ainda permanecem nesta condição.
Os atos em memória das vítimas do terremoto começaram às 11h, horário de Brasília, com uma missa realizada nas ruínas da Catedral de Porto Príncipe, na qual estiveram presentes o presidente haitiano René Preval e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. (Fonte www.elpais.com)