terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Casa de Santa Lúcia em que parede caiu vai ser demolida nesta semana


Prefeitura informou que uma nova residência será construída entre 15 e 20 dias

Por Alfredo Henrique
Fotos: Francisco Lourenço

A casa em que uma parede caiu, quase ferindo uma senhora de 64 anos, por volta das 6h desta segunda-feira, dia 3, no Jardim Esperança, em Santa Lúcia, vai ser demolida entre esta terça e quarta, informou Antônio Carlos Abuabud, prefeito da cidade. A proprietária da casa, Maria Aparecida, foi encaminhada pela Prefeitura a uma residência provisória, juntamente com três filhos e um neto, na rua Bento de Abreu, no centro.

Segundo Agnaldo Pedro, 26 anos, filho de Maria, é a terceira vez em que a estrutura da casa rui – em decorrência da chuva. Há cerca de cinco anos, uma parede que fazia a divisória do banheiro caiu, impossibilitando que os cinco moradores da casa usassem o local. Antes da parede do banheiro, um muro localizado fora da residência também veio a baixo.

O prefeito de Santa Lúcia informou que, assim que as chuvas diminuírem, vai iniciar a construção de uma nova casa para a família. “ A construção vai demorar entre 15 e 20 dias.”

Todas as paredes da casa apresentam rachaduras

Histórico
Segundo Maria, no início da manhã desta segunda, ela percebeu que um pedaço de cimento caiu da parede. Minutos depois, a parede ruiu, sendo escorada por um guarda-roupa e por uma geladeira, onde a família também guardava roupas. “Se a geladeira e o guarda-roupa não tivessem ‘segurado’ a parede, ela cairia em cima de mim”, relata Maria.

Maria Aparecida (foto) foi "salva" por geladeira que segurou parede

A casa da aposentada está sem energia elétrica há dez anos e apresenta rachaduras em todas as paredes dos quatro cômodos. Maria ainda revelou que vizinhos a preveniam do perigo de permanecer na casa em dias de chuva ou vento. “Os vizinhos falavam para eu não ficar em casa, mas para onde mais eu poderia ir”, desabafa.

(A reportagem completa será publicada na Gazeta de Américo deste sábado, dia 8)