Em dias de chuva, rua Luiz Gonzaga Maia acumula água que invade uma casa
Por Alfredo Henrique/Redação
Foto: Francisco Lourenço
A reportagem da Gazeta de Américo foi procurada por Maicon César da Silva, 20 anos, o qual informou que, em dias de chuva, a rua Luiz Gonzaga Maia, no bairro Novo Américo (onde mora), em Américo Brasiliense, fica “alagada”. Nesta terça-feira, dia 30, a rua voltou a encher de água e incomodou os moradores.
Silva disse que, além de sua casa, a residência vizinha é diretamente atingida pelo “problema”. “Quando chove, acumula água na frente de casa. Ela invade também a casa do vizinho.”
Ele explicou que o problema começou quando a Prefeitura instalou um bueiro na rua. “Eles quebraram o asfalto e não o deixaram como era antes. O bueiro entupiu e qualquer chuva é o suficiente para acumular água.” Silva informou que foi duas vezes à Prefeitura para expor a situação da rua, “mas ninguém fez nada.”

Ricardo Caruí e Alemão conversam com a moradora
Prefeitura
A reportagem levou a reclamação ao Diretor do Departamento de Transporte e Trânsito de Américo, João Antônio de Moraes Neto, o “Alemão”, que foi ao local, por volta das 16h10 desta quarta-feira, dia 1, para dar explicações aos moradores. O diretor foi acompanhado do Engenheiro da Prefeitura, Ricardo Caruí.
Caruí explicou que o bueiro foi instalado para impedir que chácaras, localizadas abaixo da rua, fossem alagadas. “O problema é que a tubulação que escoa a água é de 40 milímetros, o ideal seria 80.” Como a tubulação não “dá conta” de escoar a água, o local fica alagado.
O engenheiro acrescentou que, no momento, a Prefeitura não dispõe de verba para fazer os reparos necessários no local. “Só com a liberação de recursos é que poderemos solucionar o problema.”