quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

HEAB recebe autoridades para oficina sobre Regulamento Sanitário Internacional

Grupo de Implantação do RSI, ligado à Secretaria de Estado, apresenta documento com medidas a serem incorporadas pelo setor da saúde

O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), sob administração da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Assistência (FAEPA) e Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina de Ribeirão Preto – HCFMRP-USP, sedia nesta quinta-feira, dia 16, uma oficina sobre o Regulamento Sanitário Internacional (RSI) – aprovado durante a 58ª Assembléia Mundial da Saúde em Genebra, na Suíça, em maio de 2005. O instrumento jurídico tem como objetivo melhorar a capacidade dos países de detectar, avaliar, notificar e intervir nas emergências em saúde pública, que podem apresentar risco de propagação internacional.

O Brasil já possui uma rede estruturada para condução de casos de emergência em saúde. No Estado de São Paulo o ponto de captação desse tipo de evento está no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), ligado ao Centro de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria Estadual de Saúde.

Participam do evento técnicos do Ministério da Saúde, da ANVISA, da CCD, do Cievs/CVE, além de profissionais dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS), Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs), Grupos de Vigilância Sanitária, Instituto Adolfo Lutz, Sucen, gestores e técnicos dos municípios, bem como bombeiros e defesa civil da área de abrangência que envolve as regiões de Araraquara, Franca e Ribeirão Preto.

A oficina terá como foco a adequação do código sanitário internacional para a realidade regional. A apresentação abrange a estruturação da rede em nível nacional e estadual, bem como discussões sobre organização dos fluxos e referências por parte das regiões envolvidas, para integração com os diversos serviços de saúde no enfrentamento de desastres, catástrofes e doenças infecto-contagiosas. Segundo o diretor geral do Hospital Estadual Américo Brasiliense, Dr. José Paulo Pintyá, “o HEAB deve ampliar sua participação, já que possui capacidade instalada de 25 quartos com pressão negativa e 10 leitos de UTI com sistema de isolamento, estrutura necessária para implementação dessas ações”.

Este evento é uma estratégia da Secretaria Estadual de Saúde que visa sensibilizar profissionais da rede pública e privada, para respostas rápidas às situações que envolvam risco para saúde pública, e que possam constituir emergência de importância internacional. Com o tema “Regulamento Sanitário Internacional (RSI): O que as macrorregiões têm a ver com isso?” a atividade vem sendo realizada em vários pontos do Estado de São Paulo.