terça-feira, 30 de novembro de 2010

Audiência Pública na Câmara discute "Lei do Rateio" do Fundeb

Mais de 60 professores compareceram à Casa de Leis para debater o assunto com poderes Legislativo e Executivo

Por Alfredo Henrique/Redação
Fotos: Francisco Lourenço

Professores da rede pública de Américo Brasiliense se reuniram na Câmara dos Vereadores, na tarde desta terça-feira, dia 30, para discutir, em Audiência Pública com o Executivo e Legislativo, melhorias na Lei de Rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no município.

Segundo apurado pela reportagem no local, mais de 60 profissionais compareceram à Casa de Leis, para reavaliar o repasse de verbas que podem sobrar, eventualmente, ao final do ano letivo.

Diretor de educação, vereadores e professores durante Audiência Pública na Câmara

Do total repassado para o município, 60% são destinados exclusivamente para professores, tanto da rede municipal como estadual, e os outros 40% são usados para investimentos de caráter físico –pinturas, reformas, aquisição de materiais, entre outros.

Os 60% destinados aos educadores geralmente não é gasto, por completo, no decorrer do ano, possibilitando o rateio. A discussão girou em torno de como dividir os valores do Fundeb.

Professores da rede estadual assinam caderno de presença, enquanto educadores da rede municipal batem cartão de ponto. Porém, caso o professor passe 20 minutos do horário de aula, o sistema computa uma hora completa.

Até o início da noite desta terça, professores permaneciam no plenário da câmara discutindo a questão.

(Você confere a reportagem completa sobre o assunto na edição impressa da Gazeta de Américo deste sábado, dia 4)


Diretor de educação explica como é feita a divisão do rateio