
O que fazer caso você encontre um animal silvestre perdido por Américo Brasiliense? Essa é uma dúvida que grande parte da população têm. Para resolver essa questão, esta reportagem irá tirar dúvidas sobre o assunto e informar os amerilienses sobre como proceder neste tipo de caso.
Imagine a cena, você, em um dia normal, sai na frente de sua casa ou no quintal e encontra um animal silvestre perdido. A partir disso, algumas atitudes devem ser tomadas, assim como ocorreu recentemente, quando um filhote de Tamanduá Bandeira foi encontrado por moradores no centro da cidade.
Perdido, o animal estava sozinho, mas sem ferimentos. Neste caso, os moradores que encontraram o pequeno Tamanduá entraram em contato com a Polícia Ambiental, mas também poderiam ter ligado no Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente do município (DAEMA), que, por sua vez, acionaria o Centro de Zoonoses.
Recolhido pelos guardas, o filhote foi tratado e depois solto em uma área de mata na zona rural de Américo. Com dieta formada por formigas e cupins, esta espécie ameaçada de extinção é dócil, não ataca as pessoas, e pode atingir 40 quilos e 1,80 metros.
Segundo DAEMA e o Centro de Zoonoses da cidade, essa situação é comum de acontecer. Só este ano, já foram encontrados na área do município Jibóias, ouriços, gambás, lagartos, entre outros. Após a captura, o animal passar por uma triagem, avaliação veterinária e depois é reintegrado ao meio-ambiente.
Então, caso encontre um animal silvestre perdido, informe imediatamente o DAEMA ou o Centro de Zoonoses (falar com Valmir Lupe) pelos telefones 3392-1083 e 3392-4974, respectivamente, ou pelo email: ambiental@americobrasiliense.com.br.