Por Alfredo Henrique/Redação
Foi inaugurada, na manhã desta quarta-feira, dia 27, a ponte que passa sobre o córrego Maria Mendes, em Américo Brasiliense. O trecho é a principal via de ligação entre o centro da cidade e os bairros São José e Santa Terezinha, onde moram cerca de 6,5 mil pessoas. O local ficou interditado para o tráfego total de veículos desde 8 de janeiro deste ano, sendo liberado no último dia 17 de setembro.
Segundo o Coordenador Estadual de Defesa Civil (DC), Coronel PM Luiz Massao Kita, que participou da inauguração, cerca de 8% da receita anual da DC foi destinada para a reconstrução da ponte. A Defesa Civil trabalha na prevenção e no socorro da população em geral antes, durante e depois de eventos catastróficos.
Foram investidos R$ 849 mil na reconstrução da ponte, sendo 80% deste valor pago pelo Estado e 20% uma contrapartida da Prefeitura. Cerca de 150 pessoas acompanharam a inauguração.Participaram da solenidade de inauguração o prefeito Ademir Gouvêa (PT), seu vice Tércio Della Rovere, vereadores e diretores do município, representantes da Defesa Civil de Araraquara, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. A reconstrução, segundo relatado durante o evento de inauguração, deve durar, pelo menos, cem anos.