Oscip contratada pela Prefeitura é contestada em Américo Brasiliense e Porto Ferreira
Juliana Rangel
A Oscip Inab (Instituto Nacional Amigos do Brasil), que já assumiu parcialmente a UBDS Central, é alvo de denúncias trabalhistas em Américo Brasiliense e Porto Ferreira. Entre as irregularidades apontadas estão atraso de salário e falta de pagamento de benefícios. Em Américo Brasiliense, a Oscip assumiu uma unidade em outubro. A Câmara de Vereadores local criou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as denúncias trabalhistas que vieram do próprio Ministério Público do Trabalho.
Segundo a vereadora Edna de Cásia dos Anjos (PTB), que preside a CEI, além das denúncias trabalhistas - atraso de salários e até médicos com salários três vezes enquanto faltam profissionais - existem outras contratuais e até reclamações do atendimento feitas pela população. Ela afirma que o atendimento em Américo Brasiliense não mudou nada com a Oscip Inab. "A demora no atendimento ainda continua, a falta de médicos também e até há negligência", disse. A Câmara também entregou todas as denúncias ao Ministério Público que abriu inquérito para investigar.
Três anos
Em Porto Ferreira, a Inab sofre com ações trabalhistas de ex-funcionários que afirmam não terem recebido o pagamento por insalubridade. A empresa prestou serviço por três anos no posto do Programa de Saúde da Família. Segundo um ex-funcionário que não quis ser identificado, no primeiro ano em que a Oscip assumiu a unidade os salários atrasavam até dois meses. "Além da insalubridade que não pagaram".
'Sem irregularidades’
O consultor em Gestão de Saúde da Inab, Geraldo Gonçalves Silva, defendeu que a empresa não possui nenhuma condenação, apenas ações que "podem ser pleiteadas na Justiça, mas até chegar a ganhar é uma distância grande". Ele garante que a Inab está prestando conta de tudo e que não existem irregularidades.
As informações são do site: www.jornalacidade.com.br