quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Usina de Biodiesel da Agricultura Familiar do Brasil em Motuca

O prefeito de Motuca, João Ricardo Fascineli (PT), se reuniu com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para discutir a implantação da Usina de Biodiesel na cidade. O encontro aconteceu ontem, na Universidade de Campinas (Unicamp), unidade Campinas. O principal tema abordado foi a formalização técnica da Usina.

A prefeitura e a Câmara de Vereadores de Motuca, a Embrapa e o Instituto Inova são parceiras no projeto. Na reunião, também estiveram o presidente da Câmara, José Carlos Francisco de Arruda, o secretário de Agricultura, Jair dos Santos e o secretário de Educação, Paulo Simões.

Além das autoridades de Motuca, estiveram o coordenador da Embrapa de Brasília, Moacir Sousa, o gerente-diretor da Embrapa da Unicamp, Fernando Matissura, o coordenador do Instituto Inova, Sérgio Dutra, e o assessor parlamentar do deputado federal João Paulo Cunha e representante da Fundação da UNESP de Botucatu, Tinho Bellantani.

Com um orçamento de R$ 2 milhões, a Usina terá capacidade de produzir seis milhões de litros de combustível por ano. A matéria-prima será fornecida por cerca de 2 mil produtores da região, através de uma cooperativa. A Usina será construída no novo distrito industrial, na entrada da cidade, assim que os recursos forem liberados. O objetivo é que comece a funcionar no primeiro semestre de 2010.