![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUeoZ3K6fQOFl4oiqmYIZ-4_EUcVAsiIKZHY9VlK4Rfr8oLCGGJywgdkrnxS11Un_TK21L3zQrsVWsupt3H0TKiAl03cE990pOrmVZQLVIBxcR40qP4dQArclMH6rp8MvmKO3YUeNfHTw/s400/inaugura%C3%A7%C3%A3o+ceat+039.jpg)
Texto: Francisco Lourenço/Foto: Marília Caride
A população de Américo Brasiliense tem agora um Centro de Atendimento ao Trabalhador – CEAT. A unidade, inaugurada ontem à noite, é resultado da unificação de uma série de serviços. Além do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e do Banco do Povo, o CEAT também vai oferecer novas atividades que buscam estimular o fortalecimento de empreendedores da cidade.
Na solenidade de inauguração do prédio, o prefeito de Américo, Ademir Gouvêa, destacou a importância dos serviços do CEAT para a comunidade ameriliense. "Essa conquista estava incluída no nosso plano de governo. Os profissionais do Posto de Atendimento ao Trabalhador - PAT, vinham pedindo um espaço maior para atender melhor a população", disse o prefeito.
Além dos programas que já eram oferecidos à comunidade, outros estão sendo implantados no CEAT, como a Sala do Empreendedor, inaugurada na noite de ontem, e também o Time do Emprego, que tem como objetivo a reinserção no mercado de trabalho. Este programa, do governo do estado, está previsto para entrar na prática em breve.
O novo prédio possui oito salas amplas. A primeira será ocupada pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador - PAT. Em outra sala, ficará o Banco do Povo. Em outro espaço, vai funcionar a sala de captação de vagas — um serviço por meio do qual são encaminhados para empresas os currículos de trabalhadores cadastrados. A coordenadora do CEAT, Dirce Lauto Guimarães Oliveira, destacou a nova estrutura física.
"Eu primeiro quero agradecer a nova administração municipal pela estrutura física. Agora, podemos oferecer as atividades à população de forma adequada. Teremos aqui o Time do Emprego, Pró-Jovem, Sala do Empreendedor, além de outras ferramentas importantes para a população ameriliense", comentou.
Este ano, Américo Brasiliense fez 30.300 atendimentos referentes ao mercado de trabalho – uma média de 192 pessoas atendidas por dia.