segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Fórum debate política integrada de ação contra as drogas e suas consequências

Américo Brasiliense dará um passo importante na criação de uma política pública integrada de ação contra as drogas e suas consequências. No próximo dia 19, sexta-feira, vários grupos sociais e comunidade participam da primeira edição do Fórum de Debate sobre Dependência Química. O evento está marcado para acontecer no Clube Doçura, a partir das 8h, que fica na Rua Gentil Prudente Correia, 827, Bairro Planalto. A iniciativa é resultado da união de forças que envolve a Prefeitura — e seus setores —, Polícia Militar, Ministério Público e Conselho Tutelar.

O fórum contará com a participação de cinco palestrantes convidados. Eles trarão novidades e experiências capazes de contribuir com o debate. Ao final, o público presente se dividirá em grupos temáticos (acolhimento, prevenção, tratamento e reinserção social) para propor as diretrizes que deverão conduzir o plano de prevenção e combate às drogas, assim como o tratamento para os dependentes químicos.

O fórum também marcará a ativação do Conselho Municipal de Combate às Drogas. A realização do evento partiu do prefeito Ademir Gouvêa (PT), que viu a necessidade de estimular — e envolver — a comunidade na busca por uma solução que minimize os problemas sociais causados pelo consumo de drogas. “As drogas são, talvez, o mais grave e complexo problema enfrentado pela sociedade, independente de seu grau de desenvolvimento. Afeta pessoas de todas as idades que vivem em países ricos, pobres ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil”, afirmou.

O prefeito vê como única alternativa para o enfrentamento a participação da comunidade e dos setores sociais. “Só vamos vencer essa verdadeira batalha se houver união de todos”, disse o prefeito. Por isso, Ademir Gouvêa destacou a forte adesão dos parceiros no projeto. “Essa união mostra que existem um entendimento que a questão da dependência química deve envolver a todos”, comentou.

O prefeito ressaltou que o evento é aberto ao público. “É importante que a população de Américo Brasiliense realmente participe e se envolve nessa corrente. É preciso união para vencermos essa batalha”, finalizou.