quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Santa Cruz pode ser multada por incêndio em Américo

Cetesb foi até o local do incêndio e afirma que processo administrativo foi aberto por causa dos danos

Por Cristiane Gercina/Tribuna Impressa

A Usina Santa Cruz, em Américo Brasiliense, poderá ser multada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) pelo incêndio de uma área de 20 hectares, que abrigava palha de cana. Segundo José Antônio Marasca, engenheiro da Cetesb de Araraquara, a constatação da ocorrência foi feita pela equipe da Cetesb e o processo administrativo pode resultar em multa, mesmo que o incêndio tenha sido criminoso.

Segundo o engenheiro, as investigações sobre a autoria do fogo devem ser feitas pela usina e pela Polícia Científica, mas a legislação ambiental brasileira obriga a emitir multa pelo dano ambiental. A queimada, que atingiu uma área equivalente a 20 campos de futebol, começou à meia-noite de terça-feira e só foi controlada no final do dia.

No entanto, ainda ontem, havia focos de incêndio. Quatro caminhões da empresa e mais três outros veículos especiais estavam, desde a madrugada, trabalhando na contenção. No entanto, apenas a fumaça foi dissipada. Segundo João Pereira Pinto, assessor das usinas da região, a empresa está se empenhando para que a população não seja prejudicada.