Membro da ABPF acredita que o País deve voltar a investir em transporte ferroviário
A importância de se investir em ferrovias para atender a crescente demanda de passageiros, a preservação da memória ferroviária e outras vantagens do transporte ferroviário foi tema de palestra em Américo Brasiliense, na segunda-feira, dia 9, no Centro de Apoio Pedagógico Novênio Pavan.
O evento foi promovido pelo Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura e contou com a presença de autoridades e estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O palestrante Geraldo Godoy (foto), da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), falou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade em defesa da memória das ferrovias brasileiras, que marcaram principalmente o desenvolvimento das cidades do interior paulista na metade do século passado.
Fundada em 1977, a Associação atua na restauração de ferrovias, vagões e locomotivas. “O País deverá voltar a investir nas ferrovias, para atender a crescente demanda por transporte de passageiros. Essa perspectiva é projetada a partir dos reflexos provocados pelo crescimento econômico, por meio do qual já se nota o esgotamento do uso das rodovias”, prevê Godoy.
Vânia Schwenke, assessora de Cultura da Prefeitura, conta que a palestra atraiu a atenção do público, que tinha curiosidade em discutir o assunto. “O tema atraiu porque mexer no baú da memória faz relembrar cheiros, cores, situações, saudades, amores e por ai vai.
Para Vânia, a restauração da estação “é uma grande oportunidade para Américo porque ali será o Espaço Cultural Estações das Artes e o objetivo principal é atender crianças e adolescentes, oferecendo aulas de dança, teatro, música, artes visuais, áudio visual, exposições e cidadania”, ressalta.