quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Fogo atinge parte de mata ciliar em Américo Brasiliense

Três caminhões-pipa da Usina Santa Cruz tentam controlar o incêndio

Francisco Lourenço/Hedeson Oliveira

Um incêndio de grande proporção atingiu, no início da tarde desta quarta-feira, dia 11, parte uma mata ciliar, às margens do Córrego Maria Mendes, na região do bairro São Judas, em Américo Brasiliense. Três caminhões-pipa da Usina Santa Cruz foram mobilizados para controlar o fogo, que continuava por voltas das 15h. O bairro São Judas está tomado de fumaça, complicando a saúde respiratória da população.

Fotos: Hedeson Oliveira

Há cerca de cinco anos foram plantadas no local seis mil mudas de árvores por meio de uma parceria com a Usina Santa Cruz. “Mas infelizmente todo ano parte dessas mudas é queimada. Cerca de 99% desses incêndios é criminoso”, reclama o diretor do Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Daema), de Américo Brasiliense, Júlio Perroni.

Na manhã de ontem, a cidade de Américo e parte de Araraquara amanheceram cobertas por uma nuvem de fumaça, devido a um incêndio em um barracão de palha da Usina Santa Cruz. O fogo começou de madrugada e atingiu uma área de 20 hectares, o equivalente a 20 campos de futebol. Três equipes da usina, mais uma do Corpo de Bombeiros trabalharam para apagar as chamas. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.